O ombro é uma articulação complexa, possui uma série de ossos, músculos, tendões e nervos. Assim sendo existem várias estruturas que podem causar dor, muitas vezes são um conjunto de patologias associadas que cursam com a dor nos ombros.
Lembrando que o diagnóstico deve ser realizado com exeme médico e muitas vezes exames complementares são solicitados para melhor esclarecer as causas da dor (como RX, ultrason ou ressonância nuclear magnética).
Ai estão causas comuns de dor:
São lesões ocorridas num conjunto de tendões e músculos que rodeiam a articulação do ombro chamados de manguito rotador. Podem ocorrer devido a movimentos repetivivos, envelhecimento ou por trauma. Em muitos casos , além da dor, pode haver falta de força e diminuição da mobilidade. A ocorrência de dor noturna é bastante comum.
Causada pelo atrito entre as estruturas ósseas, ligamentares, os tendões do manguito rotador e a bursa do ombro. O sintoma mais comum é a dor nas partes frontal e lateral do braço e dor súbita ao movimentar a região. Muitas vezes, a dor se manifesta com mais frequência à noite.
A tendinite calcária, também conhecida por tendinite calcificada, ocorre quando existe uma deposição de pequenos cristais de cálcio num tendão, o que pode causar dor e dificuldade para movimentar o membro afetado. Na maior parte dos casos, o corpo consegue reabsorver naturalmente o cálcio acumulado, no entanto, quando isso não acontece, pode ser realizado tratamento de fisioterapia, ondas de choque e, nos casos mais graves, até cirurgia.
É uma inflamação da articulação. Ela pode ocorrer isolada ou associada a artrite em outras articulações do corpo e ter diferentes causas: autoimune, pós-trauma, infecção ou em outras doenças sistêmicas. Além das dores, o paciente pode sentir a articulação inchada e com rigidez.
Estas bolsas de líquido garantem maior mobilidade à articulação dos ombros, mas também podem inflamar, causando a bursite. Este processo inflamatório normalmente surge pela repetição de movimentos, causando dor e limitação do movimento.
Com maior incidência a partir dos 65 anos, a artrose é uma patologia que faz o paciente perder os movimentos progressivamente por causa da dor. A artrose ocorre quando as cartilagens que protegem as articulações estão desgastadas, expondo os ossos ao atrito no movimento, e provocando dano irreversível nos mesmos.
Também conhecida como síndrome do ombro congelado, a capsulite adesiva se caracteriza pela rigidez e dor na articulação do ombro.
Ocorre quando a cabeça do úmero sai da sua posição correta. Isso pode estar relacionado a uma hiperextensão ou a uma ruptura dos ligamentos. Em alguns casos esta luxação pode se tornar crônica, fazendo com que o ombro se desloque ao mínimo movimento.
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Agende agora mesmo sua consulta presencial ou teleconsulta com o Dr. Marcos Honorato e obtenha a indicação adequada para seu caso.
TEOT 12.931
CREMERS 31.825
Medicina da DOR
Membro da SBED e SBOT