O joelho faz parte do sistema musculoesquelético e é considerado a maior articulação do corpo. Ele é formado por cartilagens e ligamentos, além de quatro ossos: fêmur (na coxa), tíbia (na parte da frente da perna), fíbula (na parte de dentro do joelho) e patela (parte da frente do joelho). Imagine uma alavanca, que precisa de lubrificação e amortecimento para funcionar direito. O joelho é exatamente assim e tem até uma espécie de almofada de cartilagem (o menisco) com a função de reduzir o atrito da estrutura. Devido a sua complexidade , pode ser local comum de dor, vejamos algumas causas mais comuns:
A lesão por trauma no joelho pode ocorrer por um tombo, contusão, pancada, torção no joelho ou fratura, por exemplo. Nestes casos, a dor pode surgir em todo o joelho ou em regiões específicas de acordo com o local da lesão.
A tendinite é uma inflamação em um tendão do joelho e o tipo de dor varia com a localização do tendão:
Geralmente, um dos sintomas característicos de tendinite é a dor no joelho ao esticar a perna e é mais comum em atletas, devido ao impacto de atividades físicas como corrida, ciclismo, futebol, basquete ou tênis. Além disso, pode ocorrer por desgaste natural da articulação, sendo também frequente em idosos.
A bursite é a inflamação da bursa que é uma pequena bolsa que contém líquido e funciona como um amortecedor, além de reduzir a fricção entre os ossos, os tendões e os músculos das articulações.
O joelho tem 11 bursas e geralmente atividades como dobrar o joelho ou ajoelhar repetidamente, esportes como jiu-jitsu, futebol e voleibol, quedas ou pancadas podem causar irritação e inflamação da bursa provocando a bursite pré-patelar que causa dor na parte superior do joelho e inchaço.
Além disso, a obesidade ou artrose podem ocasionar a bursite anserina, também chamada de bursite da pata de ganso, que causa dor no joelho na parte interna logo abaixo à articulação.
A dor no joelho ao dobrar a perna, dor na parte interna do joelho, dor ao subir escada, dor ao agachar ou dor dentro do joelho, por exemplo, pode ser indicativo de lesão no menisco que é um disco que funciona como uma almofada ou amortecedor dentro do joelho. Geralmente, as lesões no menisco são causadas por atividades físicas como judô, jiu-jitsu ou pela degeneração natural, que é o envelhecimento do menisco e que pode começar por volta dos 40 anos de idade.
Causa de dor no joelho comum na população, principalmente entre mulheres. Possui altíssima incidência em esportes cíclicos de impacto repetitivo como a corrida de rua. Trata-se do amolecimento seguido de fragmentação da cartilagem localizada atrás da patela. Felizmente, hoje possui protocolos de tratamento e retorno ao esporte. Infiltração com medicações que diminuem a dor e a progressão do desgaste articular pode ser uma solução eficaz.
A artrose do joelho ou gonartrose é uma das causas mais frequentes de dor nos joelhos. As alterações degenerativas da cartilagem do joelho originam um joelho “inchado”, devido à presença de derrame articular, dor crônica, de evolução lenta no joelho, de carácter mecânico (isto é, que agrava com os movimentos) além de crepitação articular (que os doentes descrevem como “dor nos joelhos com estalos”). O tratamento varia conforme o grau de artrose do joelho, pode variar desde o uso de medicações , infiltração articular e nos casos mais severos está indicado o tratamento cirúrgico.
Lado D = RX normal, notar espaço articular preservado de ambos os lados
Lado E = Nítida redução do espaço articular da parte interna
No joelho também podemos encontrar os famosos bicos de papagaio, sinal de artrose articular
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Agende agora mesmo sua consulta presencial ou teleconsulta com o Dr. Marcos Honorato e obtenha a indicação adequada para seu caso.
TEOT 12.931
CREMERS 31.825
Medicina da DOR
Membro da SBED e SBOT